NOTÍCIAS

PARTICIPANTES DO SUMMIT VÃO RECEBER EDIÇÃO 2015 DO ANUÁRIO DA CANA
30/06/2015
A exemplo do que foi feito nas outras quatro edições, 2007, 2009, 2011 e 2013 do Ethanol Summit, o JornalCana, o principal veículo voltado para o setor sucroenergético nacional e parceiro de mídia do Summit 2015, vai distribuir gratuitamente exemplares da nova edição do Anuário da Cana, guia indispensável e referência para quem atua no setor.

A distribuição e o lançamento oficial do Anuário Online acontecerá ao final do segundo dia do evento, durante o Coquetel de Encerramento. Mais uma vez, esta será uma ação exclusiva para os participantes do seminário, já que o Anuário da Cana 2015 só estará disponível para o público em geral após o dia 13/07, ao custo de R$ 590,00 por exemplar.

Leia Mais

PLENÁRIA DO SUMMIT VAI DESTACAR AS IMPLICAÇÕES DO PREÇO DO PETRÓLEO
NA INDÚSTRIA ENERGÉTICA DO PAÍS

30/06/2015
As fortes variações do preço do petróleo e o seu impacto na matriz energética brasileira, inclusive no mercado de biocombustíveis, estarão em foco na primeira plenária da edição 2015 do Ethanol Summit. Intitulado “O Impacto da Nova Realidade do Petróleo no Pré-Sal e nos Biocombustíveis,” o debate contará com a participação de autoridades e especialistas profundamente conhecedores do tema.

Já estão confirmados nesta plenária, a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard; a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina; o secretário-geral da Associação Europeia de Etanol Renovável (ePURE), Robert Wright, o diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de S. Paulo (IEE/USP), Ildo Sauer; e o conselheiro geral da Renewable Fuels Association (RFA), Ed Hubbard.

Leia Mais

SUMMIT 2015 TERÁ PAINEL SOBRE ETANOL 2G
29/06/2015
Debate discutirá a produção do combustível feito a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Um combustível sustentável e feito a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Esse é o etanol de segunda geração, também conhecido como celulósico, que já é uma realidade em algumas usinas brasileiras, vem atraindo cada vez mais a atenção do mercado e, por tudo isso, será tema de destaque do painel “Etanol 2G: Realidade Global”, que acontecerá no segundo dia (7/7) do Ethanol Summit 2015.

Pioneiras na tecnologia para a produção do etanol de segunda geração, a GranBio, em Alagoas, e a unidade da Raízen, localizada em Piracicaba (SP), iniciaram a fabricação em escala comercial do biocombustível avançado no final de 2014. Hoje, o mercado de etanol 2G já representa 127 milhões de litros/ano, número considerável, apesar de ainda estar abaixo na comparação ao biocombustível de primeira geração (261 bilhões de litros na safra 2014/15).

Leia Mais

MINISTRO DE MINAS E ENERGIA CONFIRMA SUA PARTICIPAÇÃO NO ETHANOL SUMMIT
29/06/2015
A cerimônia de abertura do Ethanol Summit 2015, evento que acontece no Golden Hall do World Trade Center São Paulo, nos próximos dias 6 e 7 de julho, contará com a presença de mais uma importante autoridade, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Braga se juntará ao secretário da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim; a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina; ao diretor do BNDES, Júlio César Maciel Raimundo; ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine; ao presidente do Conselho da Copersucar e da UNICA, Luis Roberto Pogetti; e ao representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, no evento inaugural da 5ª edição do Summit, marcado para às 14h00 do dia 6 de julho.

Leia Mais

ETHANOL SUMMIT 2015 DEBATERÁ USO DE BIOCOMBUSTÍVEIS NA AVIAÇÃO COMERCIAL
25/06/2015
A busca por combustíveis mais sustentáveis em todo o tipo de transporte é uma realidade. No segmento de aviação, que é responsável por 2% da geração de gases do efeito estufa, o cenário não é diferente. As grandes companhias aéreas começam a cada vez mais adotar comercialmente o biocombustível, com o objetivo de melhorar a eficiência em 1,5% até 2020, limitar as emissões da indústria a partir de 2020 e reduzi-las em 50% até 2050.

Nesse sentido, o assunto será um dos grandes destaques do segundo dia do Ethanol Summit 2015, que acontece de 6 a 7 de julho, no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo.

Leia Mais

BIOELETRICIDADE SERÁ DISCUTIDA EM PAINEL DO ETHANOL SUMMIT 2015
24/06/2015
Uma das atividades da indústria sucroenergética mais significativas e com maior potencial de crescimento, a bioeletricidade, será o tema de um dos painéis do segundo dia do Ethanol Summit, que acontece de 6 a 7 de julho no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo.

Atrás apenas das fontes de energia hídrica e gás natural, a biomassa da cana já representa 7% da matriz brasileira, sendo quase 2,5 vezes superior à capacidade instalada pelas termelétricas à base de óleo combustível e de diesel, e aproximadamente três vezes maior que o parque gerador à base do carvão mineral.

Leia Mais

WILLIAM WAACK VAI COMANDAR O SUMMIT 2015
23/06/2015
Depois de conduzir as edições de 2009, 2011 e 2013 do Ethanol Summit, William Waack, um dos mais importantes nomes do jornalismo brasileiro, está confirmado como âncora da edição 2015 do evento, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Golden Hall do World Trade Center São Paulo. Para os organizadores, a participação do jornalista é a garantia de uma condução eficiente e equilibrada sobre os diversos temas que estarão em discussão durante o seminário.

William Waack é um profissional dinâmico, habituado a abordar assuntos complexos, que exigem maior aprofundamento e conhecimento de detalhes, por isso, depois de conduzir três Summits consecutivos, o âncora do Jornal da Globo e apresentador do programa Painel, da GloboNews, chega a edição 2015 ainda mais preparado e familiarizado com as questões relativas às energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar.

Leia Mais

KIA SOUL SERÁ O CARRO OFICIAL DO ETHANOL SUMMIT 2015
23/06/2015
Sucesso em todos os mercados do mundo onde foi lançado, o Kia Soul, modelo crossover urbano da Kia Motors, será o carro oficial do Ethanol Summit 2015. A marca, parceira do evento pela primeira vez, vai expor no Golden Hall do World Trade Center São Paulo, local do evento, um exemplar do veículo.

A segunda geração do Kia Soul chegou ao mercado brasileiro no final do ano passado. Totalmente redesenhado, o modelo é equipado com um motor flex-fuel 1.6 litro, que entrega 128 cavalos de potência quando abastecido com etanol. No quesito consumo, foi classificado pelo Inmetro na categoria B. Quando abastecido com o biocombustível a base de cana-de-açúcar, a média de consumo do veículo na cidade chega a superar os 7 km/l.

Leia Mais

PRESIDENTE DA PETROBRAS ESTARÁ NO ETHANOL SUMMIT 2015
19/06/2015
Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, confirmou sua presença na edição 2015 do Ethanol Summit, que acontece nos próximos dias 06 e 07 de julho no Golden Hall do World Trade Center (WTC) São Paulo.

Além de participar da cerimônia de abertura do evento; ao lado da diretora presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do governador do Estado, Gerlado Alckmin, do presidente do BNDES, Luciano Coutinho e do presidente do Conselho da Copersucar e da UNICA, Luiz Roberto Pogetti; Bendine também deve integrar uma plenária totalmente dedicada ao atual cenário dos combustíveis, intitulada “O Impacto da Nova Realidade do Petróleo no Pré-Sal e nos Biocombustíveis”.

Leia Mais

DELFIM NETTO CONFIRMADO NO ETHANOL SUMMIT 2015
18/06/2015

A conjuntura econômica e os desafios do  setor sucroenergético na busca por maior competitividade para os biocombustíveis serão o fio condutor da plenária “O Cenário Macroeconômico e a Busca pela Competitividade para as Energias Renováveis”, durante o Ethanol Summit 2015.

A atividade abrirá a programação do segundo dia do seminário (7/7) e será comandada por um dos maiores especialistas em economia do Brasil: o ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e da Secretária de Planejamento da Presidência, Antônio Delfim Netto.

Leia Mais

TRADICIONAL PUBLICAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE SERÁ PARCEIRA DO SUMMIT 2015
17/06/2015

O Ethanol Summit, conhecido por ser um dos principais congressos do mundo com foco nas energias e produtos renováveis, particularmente os produzidos a partir da cana-de-açúcar, terá em sua quinta edição, o apoio de um importante veículo de comunicação dedicado à cobertura de questões relacionadas ao tema sustentabilidade, a Revista Horizonte Geográfico.

Apesar de estrear como parceira de mídia do Summit este ano, a publicação já tem grande intimidade com os temas do setor, especialmente os que dizem respeito ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental.

Leia Mais

PAISS AGRÍCOLA SERÁ TEMA DE PAINEL NO ETHANOL SUMMIT 2015
16/06/2015

Os projetos bem-sucedidos do setor sucroenergético, financiados pelo PAISS agrícola, serão tema de um dos painéis da quinta edição do Ethanol Summit 2015, que acontecerá no próximo mês, em São Paulo.

O PAISS Agrícola (Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético) foi lançado em fevereiro de 2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Leia Mais

SYNGENTA VOLTA A PATROCINAR O ETHANOL SUMMIT
15/06/2015

A Syngenta, organização mundial que investe fortemente em tecnologia para o desenvolvimento de uma produção agrícola sustentável, pela terceira edição consecutiva, está entre as patrocinadoras do Ethanol Summit, um dos principais eventos internacionais voltados para energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar, que será realizado nos dias 06 e 07 de julho no Golden Hall do World Trade Center São Paulo.

Leia Mais

GERALDO ALCKMIN CONFIRMA PRESENÇA NO ETHANOL SUMMIT 2015
11/06/2015

A agenda do Ethanol Summit 2015, que acontece nos dias 6 e 7 de julho no Golden Hall do World Trade Center São Paulo, está em fase de conclusão, mas importantes figuras políticas já confirmaram presença, como é o caso do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Leia Mais

SUMMIT 2015: CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA ESTÁ ABERTO
09/06/2015

Os profissionais de imprensa interessados em fazer a cobertura jornalística do Ethanol Summit 2015 já podem se cadastrar. Basta entrar em contato com a CDN Comunicação, empresa responsável pela assessoria e atendimento a imprensa para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Vale lembrar que jornalistas freelancer devem enviar à CDN uma carta em papel timbrado do veículo para o qual estão prestando serviços, confirmando a cobertura. Os profissionais da área de comunicação de usinas, empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético também podem se cadastrar como imprensa.

Leia Mais

SUMMIT 2015 TERÁ NOVO FORMATO E NOVAS TECNOLOGIAS
27/05/2015
O 5º Ethanol Summit, um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar, vai acontecer em São Paulo, nos dia 06 e 07 de julho, e trará grandes novidades para todos os participantes.

Pela primeira vez em sua história, o Summit, lançado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em 2007 e realizado a cada dois anos, será integralmente realizado em um único espaço, o Golden Hall do World Trade Center São Paulo. Tanto as grandes plenárias e cerimônias de abertura e encerramento, como os painéis temáticos, que em edições anteriores aconteciam em salas menores, desta vez serão realizados no mesmo recinto. Neste conceito de Arena Interativa, cada congressista receberá um equipamento que lhe permitirá selecionar o áudio da apresentação que deseja acompanhar, sem que haja interferência de outros conteúdos simultâneos.

Leia Mais

ETHANOL SUMMIT 2015 TEM NOVAS DATAS
05/05/2015
Evento será realizado nos dias 6 e 7 de julho no Golden Hall do World Trade Center, em São Paulo
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) informa que as datas da 5ª edição do Ethanol Summit foram alteradas para os dias 6 e 7 de julho, no Golden Hall do World Trade Center (WTC) de São Paulo, devido à visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington (Estados Unidos) no dia 30 de junho.

A mudança tem por objetivo viabilizar a participação de autoridades dos governos brasileiro e americano no Ethanol Summit 2015, um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, com destaque para o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar.

Leia Mais

UNICA CONFIRMA QUINTA EDIÇÃO DO ETHANOL SUMMIT
07/01/2015
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) confirmou em sua última reunião plenária de 2014 a realização da quinta edição do Ethanol Summit, um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, com destaque para o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar. Lançado pela entidade em 2007 e realizado a cada dois anos, o Ethanol Summit 2015 acontecerá no Golden Hall do World Trade Center (WTC) de São Paulo nos dias 29 e 30 de junho.

O encontro reúne empresários, autoridades de diversos níveis governamentais, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior. São esperados cerca de 1500 participantes para acompanhar mais de 100 palestrantes em quatro grandes plenárias, 15 painéis temáticos e cerimônias de abertura e encerramento, além de eventos paralelos.

Leia Mais